segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cachoeira de Santo Antônio

Esse programa foi realmente muito bom. Conhecemos de perto a reliade dos moradores que vivem à beira do rio da castanha. Uma das comunidades cresceu em plena frente da cachoeira de Santo Antônio, a maior queda d´água do Amapá e uma de suas mais belas atrações turísticas. Nossa equipe do Caminhos do Amapá entrevistou moradores e revelou como é a vida dos que vivem nesta região que é considerada um paraíso natural. Todo o trabalho de pesquisa e edição ficou excelente.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Oiapoque


Desembarcamos no município de Oiapoque. Vimos e aprendemos muito. Para quem não sabe, o rio Oiapoque representa a última fronteira aquática do Brasil, no extremo norte do Amapá. Do outro lado do rio está a Guiana Francesa. Esta fronteira movimenta diariamente centenas de pessoas que vão e vêm de um lado a outro, estabelecendo uma relação comercial que traz vantagens a ambos os povos. Nesse programa mostramos como vivem os moradores dessa região e quais as dificuldades que enfrentam.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Marco Zero


Neste programa resolvemos falar sobre um dos maiores atrativos turísticos de Macapá, o Marco Zero do Equador que divide o planeta Terra em dois hemisférios: sul e norte. Ali acontece duas vezes por ano o fenômeno do Equinócio, atraindo grande movimento de turistas de outros estados, de outros países e visitantes locais. O monumento Marco Zero possui hoje infraestrutura preparada à recepção destes visitantes. Conversamos com muita gente no local. Esse programa ficou muito interessante.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Jovens de Macapá


Nossa equipe desejando conhecer um pouco sobre nosso público fomos às ruas e encontramos os jovens. E decidimos conversar com eles. O que pensa o jovem habitante de Macapá? Quais são seus sonhos? O que espera para o futuro do Estado e para o seu próprio futuro? O que pesa sobre política, educação e amor? Caminhos do Amapá faz um giro por escolas de Ensino Médio e através de um papo descontraído, traça um perfil da juventude amapaense que mora na área urbana. O programa ficou muito bom.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Laranjal do Jari

Neste programa decidimos falar sobre Laranjal do Jari que é um dos municípios do Amapá que se desenvolveu na margem do rio Jari, a partir de uma fábrica de celulose que veio desde o Japão até a Amazônia em cima de uma imensa balsa: A Jari Celulose, responsável pelo inchaço do município e pela proliferação da grande favela fluvial que hoje o município representa. Caminhos do Amapá mostrou o perfil de Laranjal nos dias atuais. Um programa excelente.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Marabaixo

Nossa equipe resolveu falar sobre nossas culturas. E falar em cultura é falar em dança.A dança do Marabaixo é um dos mais fortes elementos culturais do Amapá. É praticada pelas comunidades afro-descendentes formadoras da raiz da sociedade amapaense em comemorações que se destacam pela tradição, pela alegria e pela integração entre as comunidades. A história do Marabaixo, suas origens e suas características são contadas por um historiador.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Circo


Esse programa foi pura emoção. Conhecemos os bastidores do circo. A milenar atividade circense nunca deixará de ser atrativa a quem gosta de um bom espetáculo popular e quer ver as habilidades humanas destacadas num picadeiro. Como vivem os circenses? Como são as viagens pelo país, o tratamento dos animais, o treinamento diário dos trapezistas e malabaristas? Como as crianças estudam, como surge um palhaço.Caminhos do Amapá mostrou a vida no mundo do circo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pequenos Empreendedores

Nesse programa nossa equipe decidiu falar sobre os pequenos empreendedores. Assim como os grandes empreendimentos movimentam a vida comercial dos centros das cidades, os pequenos empreendimentos movimentam a vida de diversas famílias nas periferias. Pequenas mercearias que atendem as mais elementares necessidades diárias da dona de casa ou do cidadão que vai cedo para o trabalho, geram emprego e renda nos bairros mais distantes de Macapá.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Heróis Anônimos

Quando se pensa em herói logo é comum imaginar uma pessoa com fantasia, bem dotado em força, comuns nas histórias em quadrinhos ou mesmo nos noticiários. Mas, nossa equipe escolheu falar de heróis reais. Heróis do dia a dia que vencem a cada dia as maiores adversidades para construir um mundo melhor. O programa Caminhos do Amapá foi as ruas em busca dessas pessoas que firmam principalmente com o sentimento maior do ser humano: o amor ao próximo. Nossa equipe foi ao bairro Laurindo Banha conhecer de perto um trabalho importante que através do futebol oferece lazer, esporte e lições de vida. O programa ficou excelente.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Artesanato

Os Europeus quando chegaram aqui já encontraram uma cultura riquíssima: a cerâmica. De origens indígenas, até hoje muitos trabalham com o rico artesanato extraído de matérias primas da floresta amazônica. As madeiras são transformadas por artistas em verdadeiras obras de arte.
Este programa mostrou um pouco da rica cultura da nossa gente. Boa parte do artesanato vai para a casa do artesão, que representa a vitrine para os turistas. Nossa equipe resolveu homenagear os artistas da nossa terra e conhecer de perto as dificuldades que enfrentam.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Carnaval


O Brasil é um país do futebol e do carnaval. O Amapá é da terra do marabaixo, do batuque e também do carnaval. Neste programa, resolvermos falar sobre essa paixão nacional e fomos ao sambródomo, onde acontecem os desfiles das escolas de samba.
Esse programa mostrou um pouco do carnaval, das escolas de samba do Estado do Amapá. Em mais de meio século de tradição como se deu essa evolução. O carnaval que hoje consegue atrair turistas de outros estados e países.
O Caminhos do Amapá decidiu mostrar o outro lado, ou seja, quem faz o carnaval, e como esse festa pode se transformar em economia para o nosso Estado.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cidade de Macapá


Macapá 252 anos de história. Esse é o tema do programa Caminhos do Amapá. Nossa equipe decidiu falar desta linda capital. E falar de Macapá é lembrar de um dos prédios mais antigos que é a Igreja de São José. A força dos índios e dos escravos que construíram a Fortaleza de São José. Também falamos sobre a nossa emancipação, do nosso território federal.
Macapá é capital do Estado do Amapá, a única capital do Brasil banhada pelo Rio Amazonas, esquina do Rio Amazonas com o meio do mundo. O Programa apresentou um pouco da história do passado e do presente que vai se formar no futuro.